Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008


Entre os gregos a palavra era a coisa e na palavra falada os seres eram remetidos à essência (Heidegger). O distanciamento entre a palavra e a coisa, ou a mediação entre o que se diz e o que se faz foi erigida por Sócrates ao instaurar o conceito. Nesse hiato entre o falar e o fazer a reflexão ocupou essa lacuna, a partir desse momento passamos a ter uma nova busca sobre os fundamentos da existência na qual o vácuo, o vazio, o inaudito foram paulatinamente sendo substituídos por nosso desejo de verdade e realidade.
Os filósofos clássicos, Sócrates-Platão-Aristóteles, segundo Nietzsche, não suportaram viver rondados por esse vazio os levando a fundar a ontologia do Bem, do Justo, do Belo e concebem a verdade-Alethéia, como a luz do mundo, isto é, fizeram da.razão a única força capaz de retirar os homens da ilusão do mundo sensível. A partir desse modelo houve uma gradativa separação e distinção daquilo que é científico e daquilo que é místico. Daquilo que é sagrado e daquilo que é profano. Essas distinções não se davam entre os filósofos trágicos, pelo contrário, neles todas essas características se reuniam os denominando de sophos. Será mais trade por humildade de Pitágoras, exemplificação maior da relação intrínseca entre mística e ciência, que dirá não ser sábio/sophos apenas amigo da sabedoria, isto é, philos + sophos, que gera o termo que conhecemos etimologicamente por filósofo. Para Heidegger é Heráclito que cunha o termo, de qualquer forma Filosofia representa e simboliza uma busca pela totalidade, se valendo de todas as partes. A filosofia busca a sabedoria que vem da idéia de conjunto e não da idéia de particularização, especialização.

Holos é uma palavra grega que nos remete a idéia de totalidade. Por via dessa palavra raiz foram derivados dois conceitos atuais e contemporâneas: holismo e holograma.
Jan Smuts em 1926 nos brindou com a de Holismo, quis ele recuperar um sentimento de unidade, mostrando que o todo é maior do que as partes. Dennis Gabor em 1948 nos brindou com a de holograma, a idéia era evidenciar que cada parte da matéria contém a totalidade da mesma.
Por nossa vez queremos pensar Consultoria Fiholosofica como sendo, ainda que redundante, uma retomada de uma percepção que busque a unificação do que se apresentou como distintos e antagônicos. A saber Física e Filosofia, Filosofia e Matemática, Matemática e Numerologia, Numerologia e Astrologia, Aastrologia e Ciência, Ciência e Misticismo, enfim o sagrado e o profano, o místico e o científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário