Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Filosofia é Holistica


Entre os gregos a palavra era a coisa e na palavra falada os seres eram remetidos à essência (Heidegger). O distanciamento entre a palavra e a coisa, ou a mediação entre o que se diz e o que se faz foi erigida por Sócrates ao instaurar o conceito. Os filósofos clássicos, Sócrates-Platão-Aristóteles, segundo Nietzsche (leia-se Niti), não suportaram viver rondados pelo vazio, o que os levou a transformarem a razão na única força capaz de retirar os homens da ilusão do mundo sensível. A partir desse modelo houve uma gradativa separação e distinção daquilo que é científico e daquilo que é místico. Daquilo que é sagrado e daquilo que é profano. Essas distinções, segundo Nietzsche não se davam entre os filósofos trágicos, pelo contrário, neles todas essas características se reuniam, os denominando de sophos. Será mais tarde, por humildade de Pitágoras, exemplificação maior da relação intrínseca entre mística e ciência, que nascera o termo philos + sophos, isto é, amigo da sabedoria e não SABIO em si, tal denominação gerou o termo filósofo. O cerne da reflexão é que a filosofia é um conhecimento que busca a totalidade, que almeja a unidade e a unificação das coisas. Nessa abordagem integrativa a filosofia se aproxima da física e da arte.


Já Holos é uma palavra grega que nos remete a idéia de totalidade. Por via dessa palavra raiz foram derivados dois conceitos atuais e contemporâneos: Holismo e Holograma.

Jan Smuts em 1926 nos brindou com a de Holismo, quis ele recuperar um sentimento de unidade, mostrando que o todo é maior do que as partes. Dennis Gabor em 1948 nos brindou com a de holograma, a idéia era evidenciar que cada parte da matéria contém a totalidade da mesma.

Por nossa vez queremos pensar Consultoria Fiholosofica como sendo, ainda que redundante, uma retomada de uma percepção que busca a unificação do que se apresentou como distintos e antagônicos, a saber: Física e Filosofia, Filosofia e Matemática, Matemática e Numerologia, Numerologia e Astrologia, Astrologia e Ciência, Ciência e Misticismo, enfim o sagrado e o profano, o místico e o científico, o masculino e o feminino, o adulto e a criança, a matemática e a musica, o som e a melodia, o sim e o não.

Diante da exposiçao parece claro que a Filosofia sempre foi Holistica e se deixou de ser, ou se nao é, é porque nao é filosofia. É outra coisa racionalizada da cabeça, produzida pelo intelecto, talvez um engenho de Zeus, que nasceu sozinho de dentro da sua cabeça. A filosofia mesma é um outro simbolo a ser recuperado, a ser entendido. Ela tende a ser aquele olhar apaixonado no qual cada parte reflete e espelha o semblante da amada, tal como em uma holografia, uma parte é o todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário